- (62) 9 9196 - 1204
- comercial@modugr.com.br
- Seg. à Sex. das 08 às 17h
Um Projeto Estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico, cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Lida com a análise e o projeto de estruturas que suportam ou resistem cargas. O projeto das fundações faz parte do conjunto de dimensionamento para o projeto das estruturas.
O Projeto Elétrico é o planejamento de cada detalhe de utilização da energia elétrica, circuitos, seção dos condutores, proteção dos circuitos, dimensionamento de carga, trajetos, saídas para iluminação e tomadas, SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) etc, que usa como referência o projeto arquitetônico. O dimensionamento é feito com cuidado técnico, de acordo com normas técnicas específicas, para que se consiga o funcionamento pleno da edificação com segurança e confiabilidade. Esse projeto deve ser feito em todas as edificações, independente do seu uso: residencial, comercial, público, industrial, de serviços, entre outros, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.
O Projeto Hidráulico Consiste em elaborar as soluções para encaminhamento de água tratada, quente e fria, na edificação, o dimensionamento do barrilete, dos ramais de alimentação e distribuição, as bitolas das tubulações e o encaminhamento das mesmas, de acordo com normas técnicas específicas.
O Projeto Sanitário Consiste em elaborar as soluções para encaminhamento de dejetos para o sistema público de coleta de esgoto ou para a fossa séptica e sumidouro, na edificação de acordo com dimensionamento feito seguindo normas técnicas específicas.
O Projeto de Águas Pluviais, ou projeto de AP, consiste na elaboração, dimensionamento e soluções relacionadas ao encaminhamento de água de chuva e seu recolhimento a partir dos telhados (calhas e rufos) e áreas impermeáveis (calçadas, grelhas) da edificação. Refere-se também aos sistemas de reaproveitamento das águas pluviais para uso específico na edificação de acordo com normas vigentes.
Estes projetos são elaborados usando como referência o projeto arquitetônico.
Um dos requisitos básicos de segurança para edificações é a existência de um projeto de combate a incêndios.
O projeto nada mais é do que o documento que registra todas as medidas de segurança para prevenção de incêndio presentes na edificação, como extintores, hidrantes, alarmes, etc. O projeto dimensiona a reserva técnica de água para combate à incêndios. Ele deve ser realizado para prevenir o acontecimento de fatalidades e expansão de focos de incêndio, controlando e reduzindo eventuais danos. Também indica rotas de fuga, dimensiona escadas, corredores, saídas de emergência, etc.
A contratação de uma empresa ou de um profissional habilitado é extremamente importante para a elaboração dos projetos complementares, uma vez que uma das grandes preocupações desses projetos, é elaborar as soluções técnicas da forma mais otimizada e detalhada possível, para evitar gastos desnecessários na obra e diminuir o custo de construção.
Copyright 2022. todos os direitos reservados. Feito por Strawberry Marketing Digital